sites respondivos

Por muitos anos o computador pessoal, o PC, vinha sendo a principal ferramenta para acessar a internet. Só que com o avanço da tecnologia e a difusão dos aparelhos móveis entre a população, smartphones e tabletes tem substituído o tradicional PC no que se refere ao acesso à internet. Segundo pesquisas divulgadas pelo IBGE em 2015, dos entrevistados, 92,1% dos domicílios brasileiros acessaram a internet via celular, enquanto 70,1% o fizeram pelo computador.

Os dispositivos móveis tem facilitado a inclusão digital principalmente em regiões como Norte, Nordeste e Centro-Oeste. No Pará, por exemplo, 66% dos domicílios usaram somente o celular para acessar a internet. Isso se deve ao fato de nessas regiões a acessibilidade à internet via celular ser mais barata comparada à internet fixa, além da dificuldade maior de passar os cabos para as residências.

Diante desses avanços, muitos sites têm sido desenvolvidos com um layout responsivo, o que significa que os objetos precisam adaptar-se aos diferentes tamanhos de tela. Esses aparelhos, por exemplo, podem exibir um site da mesma forma como um monitor de PC. Só que há a inconveniência de o usuário precisar dar zoom na tela para poder enxergar os objetos além de arrastar a página para os lados para visualizar o conteúdo. Todavia, quando o site é desenvolvido de forma a adaptar-se aos diferentes tamanhos de tela, essas inconveniências deixam de existir, o que aprimora a experiência do usuário com o site acessado.

Outro desafio para desenvolvedores e detentores de sites se deve ao fato da internet fornecida por operadora de celular ser muito lenta comparada a uma internet via cabo. Um cliente pode desistir de uma compra online em razão dos recursos serem lentamente carregados ou nem se quer carregarem. Por isso é importante que os sites além de flexíveis precisem também ser bem otimizados, para que o conteúdo e os recursos carreguem mais facilmente nesses aparelhos.

Em 2015 o Google começou uma campanha alertando os desenvolvedores da necessidade de haver compatibilidades dos sites com os dispositivos móveis, já que isso passaria a ser um fator determinante na classificação dos resultados em pesquisas realizadas pelos usuários. Conseguir uma boa colocação nas pesquisas ajuda e muito um site a ter um fluxo maior de acessos e passar ao usuário a ideia de qualidade de serviço, o que é bom para as vendas.

A Seven Mídia desenvolve sites com todas as qualidades necessárias para esses feitos, além de oferecer outros serviços que melhoram ainda mais a experiência dos usuários. Se deseja obter esse e outros serviços, entre em contato conosco que podemos fazer um orçamento e tirar todas as suas dúvidas.

Desejando saber se determinado site é compatível com dispositivos móveis, acesse Teste de compatibilidade com dispositivos móveis.

Fonte:

  • http://www.sebrae.com.br/
  • http://agenciabrasil.ebc.com.br
  • https://webmaster-pt.googleblog.com/2015/03/campanha-mobile-madness.html

Acessados em 26/01/2018

O que você precisa saber sobre sites responsivos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *