A comunicação digital cresce a todo momento e ganha cada vez mais adeptos. Para se ter um ideia, o brasileiro com acesso à internet passa mais tempo na web todos os dias do que em qualquer outro meio de comunicação. Em média, são 3h39 diárias, segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia 2014, divulgada em março deste ano, pelo Ibope. As redes sociais são os sites mais acessados e o Facebook é o site mais citado pelos entrevistados. Ele também é o campeão de acessos entre os que querem se informar: 32% dos entrevistados recorrem às redes sociais para essa finalidade. As redes sociais fazem parte da rotina dos brasileiros e é por isso que, cada vez mais, as empresas estão investindo nessa mídia.

Internet em números

Já somos mais de 94 milhões de brasileiros na internet. Facebook ultrapassa 1 bilhão de usuários. Redes sociais já são o principal meio de comunicação e pesquisa. 84% das mulheres já fazem compras online. 61% dos consumidores elogiam marcas nas mídias sociais. Decisão de compra é cada vez mais baseada em comentários na web. Consumidor do futuro pode deixar de ir às lojas. Quase 90% das empresas brasileiras utilizam redes sociais (Fonte: Meio e Mensagem, Ibope, CIO/Uol, ProXXIma, infomoney).

Comunicação digital

A internet ganhou um lugar de destaque para investimento das empresas. As pessoas estão cada vez mais conectadas, sejam para buscar informações, fazer compras ou seja para elogiar marcas ou produtos. As organizações que desejam conhecer melhor as vantagens da comunicação digital e de estar nesse ambiente online, principalmente nas redes sociais, vejam alguns motivos que listamos:

– Imediatismo: é uma característica da internet. Os feedbacks são recebidos quase que instantaneamente e aproxima a empresa do seu público.

– Baixo custo: o investimento é menor do que em outros meios. Ações simples podem ter repercussão maior do que o esperado.

– Concorrência: é possível acompanhar também o que os concorrentes estão fazendo e elaborar ações estratégicas mais eficientes.

– Boca a boca: a divulgação nas redes faz com que os clientes satisfeitos propaguem a satisfação pelas redes. Se você faz um bom trabalho nas redes, eles vão fazer uma boa divulgação de seu negócio ou produto.

– Novos públicos: a internet permite você ampliar sua atuação e conquistar novos públicos, ganhando mais visibilidade.

– Resultados: a mídia digital permite você mensurar suas ações e, com isso, te mostra o melhor caminho a ser seguido. As pesquisas geradas no ambiente online permite um melhor conhecimento do seu público e um direcionamento mais assertivo de suas estratégias.

Por Letícia Espíndola

Jornalista e Coordenadora de Núcleos da Press Comunicação

Por que as empresas devem investir em comunicação digital?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *